foto

foto

sábado, 14 de março de 2015

Programação

(Imagem do Google Imagens)
Quando: 10 de Abril de 2015

Local: 
Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp- Auditório 5


Programação


08:30- 09:00 –Registro dos participantes e entrega de materiais.


---

09:00- 09:15-- Abertura do Evento:

Dr. Li Li Min (presença virtual)

Faculdade de Ciências Médicas. Universidade Estadual de Campinas, Brasil.


---


09:15- 10:45--Eixo Temático I : Neurociências e Educação - Parte 1 


Moderadora:

Profª Drª Adriana Lia Friszman Laplane. Doutora em Educação e Docente do Centro de Estudos e Pesquisas em Reabilitação &quot (CEPRE), da Faculdade de Ciências Médicas. Universidade Estadual de Campinas, Brasil.


Apresentações dos convidados:

Profª Drª Silvia Helena Cardoso, Pós-Doutora em Neurociências e Diretora de Pesquisa e Educação do Instituto Edumed para Educação em Medicina e Saúde, Campinas, Brasil.




Profª Drª Deisy das Graças de Souza, Doutora em Psicologia Experimental e Pesquisadora-coordenadora do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia sobre Comportamento, Cognição e Ensino (INCT-ECCE). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). Brasil.


Profª Drª Zilda Maria Gesueli, Doutora em Educação e docente do Docente do Centro de Estudos e Pesquisas em Reabilitação &quot (CEPRE). Faculdade de Ciências Médicas. Universidade Estadual de Campinas, Brasil.



Proposta temática 1:

O objetivo deste primeiro eixo temático é levar o público a refletir sobre como a aprendizagem está intrinsecamente ligada à funcionalidade do cérebro, assim como, a cooperação entre as Neurociências e a Educação pode contribuir efetivamente no processo do desenvolvimento cognitivo, psicológico e socioeducativo. Como é que o cérebro aprende? Como as investigações nas Neurociências podem contribuir para a compreensão das questões educativas e neuropsicológicas? Como lidar com um aluno autista? Como se identifica um déficit auditivo e como ocorre o conhecimento construído na interlocução em língua de sinais (Libras). Também abordaremos a Aprendizagem relacional e o comportamento simbólico: as implicações educacionais para a superação de déficits na função simbólica.


Ementa:

Funcionalidade Cerebral e Aprendizagem;

Diagnósticos de Déficits Auditivos e Interlocução na Linguagem de Libras;

Autismo;

Educação Inclusiva

---


10:45- 11:00-- Coffee Break

---


11:00- 12:15--Neurociências e Educação - Parte 2

Apresentação oral de trabalhos

Moderadora:

Profª Drª Ariane Porto, Pós-doutorado em Comunicações e Artes; Docente do Instituto de Artes. Universidade Estadual de Campinas, Brasil.

Apresentações dos Trabalhos:

2.1. Cada trabalho terá 10 minutos de apresentação oral

2.2. Discussão: 20 minutos

---


12:15- 14:00 -- Apresentação de Pôsteres

Coordenador-Moderador:

Prof. Marcos Alessandro, Doutorando em Medicina do Sono, Licenciado Ciências e Ciências Médicas; docente convidado do Instituto Nacional de Educação Continuada (INAEC), Brasil.

---


14:00- 15:45-- Eixo Temático II :Criatividade em seus Aspectos Cognitivos - Parte 1


Moderador:

Prof. Dr. Sérgio Amaral, Docente e Pesquisador em Tecnologia Educacional, Coordenador do Laboratório de Novas Tecnologias Aplicadas na Educação (LANTEC), Faculdade de Educação. Universidade Estadual de Campinas, Brasil.


Apresentações dos convidados:

Prof. Dr. Eduardo Bodnariuc Fontes, Pós-doutorado em Neurologia (FCM-Unicamp) e Docente do Curso de Educação Física da Universidade Católica de Brasília, Brasil.

Prof. Drª Jônatas Manzolli, Docente do Instituto de Artes da Unicamp e Coordenador do Núcleo Interdisciplinar de Comunicação Sonora (NICS). Universidade Estadual de Campinas, Brasil.


Profª. Drª. Tatiana de Cássia Nakano, Pós-doutorado em Psicologia, Docente e Pesquisadora do Deptº de Pós-graduação em Psicologia. Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUCCamp).


Proposta temática 2:


A criatividade é um processo mental que envolve a geração de ideias ou conceitos, incluindo as novas associações entre as existentes ideias e os conceitos. Do ponto de vista científico, as produções do pensamento criativo são caracterizadas pela originalidade e relevância. Muito embora intuitivamente seja simples, a criatividade é um fenômeno muito complexo. Tem sido estudada a partir das perspectivas do behaviorismo, da psicologia social, da psicometria, da ciência cognitiva, da inteligência artificial, da filosofia, da história, da arte, dentre outras. Há revisões de leituras que apontam para a criatividade ser inata; outras dizem que se pode ser ensinada com a aplicação de algumas técnicas de criatividade. Embora seja comumente associada à arte e à literatura, é também motivação para inovação e novas tecnologias. Também é representada pela expressão da corporeidade sendo vital na saúde psíquica, emocional, assim como para o desenvolvimento da inteligência. E, na perspectiva criativa sonora, como pode ser usada na reabilitação e no tratamento de transtornos e doenças neurológicas para ativar algumas funções cerebrais? A proposta é conhecer as perspectivas da criatividade e suas inserções.


Ementa:

A Criatividade em suas justificativas cognitivas;

Novas tecnologias para o ensino e aprendizado;

“Criatividade, diz-se, consiste principalmente em reorganizar o que nós sabemos a fim encontrar a solução dos nossos problemas” (George Kneller).

---


15:45- 16:45 -- Criatividade em seus Aspectos Cognitivos - Parte 2

Apresentação oral de trabalhos

Moderador: Prof. Dr. José Eduardo Fornari Novo Junior, Pós-Doutorado em Música e Cognição; Pesquisador do Núcleo Interdisciplinar de Comunicação Sonora (NICS). Universidade Estadual de Campinas, Brasil.

Apresentações dos Trabalhos:

2.1. Cada trabalho terá 10 minutos de apresentação oral

2.2. Discussão: 20 minutos

---


16:45 -- Cerimônia de Premiação dos melhores trabalhos.
---


17:00-- Encerramento

Nenhum comentário:

Postar um comentário